MESTRE SUASSUNA



Reinaldo Ramos Suassuna também conhecido como Mestre Suassuna, nasceu na Bahia, Brasil, em 1938, em Ilhéus e criado em Itabuna.
Devido a uma deficiência física nas pernas, o médico recomendou que ele se envolver em um esporte que não fosse futebol. Sob a influência de dois amigos que tinham começado Capoeira e seus medicamentos, Suassuna começou a praticar esta arte brasileira.
No início da década de 1960, Suassuna brilhava na Bahia com suas apresentações de Capoeira e, conseqüentemente, muitos convites de outros estados e do exterior foram oferecidos.
Em 1965, após dois de seus amigos ficaram insistindo para ele vir para São Paulo, ele deixou a Bahia e foi para a terra da chuva com a intenção de abrir uma academia e ter sucesso na vida com a Capoeira.
Sua missão era desenvolver a capoeira como folclore, como um esporte. No início foi muito difícil, ele estava longe de seus amigos, ele trabalhou em diversos empregos, passou por dificuldades financeiras.
 
Depois de muita luta, ele conheceu algumas pessoas de Itabuna que o levaram a Academia Freita, em São Paulo, Brasil. É aí que ele conheceu Brasília.


Em 1967, juntamente com Mestre Brasília, fundou a "Associação de Capoeira Cordão de Ouro". Hoje, Mestre Suassuna é claro, querido e respeitado. Ele tem orgulho de ver que o trabalho de seu grupo é bem estruturado e cheio de criatividade, com os membros encontrados em todo o mundo.